HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a sexta: das 8h às 18h
Sábado, das 8h às 12h

Eletrococleografia em crianças: como é realizada e quando é indicada a avaliação

A Eletrococleografia (ECochG) é um teste diagnóstico que avalia a função das células ciliadas no ouvido interno. As células ciliadas são responsáveis ​​pela detecção de estímulos sonoros e pela transmissão de sinais nervosos para o cérebro. A Eletrococleografia em Crianças é feita com bastante cuidado e simplicidade para o conforto do paciente. Saiba mais a seguir!

Eletrococleografia em crianças: como é realizada e quando é indicada a avaliação

Como a Eletrococleografia é realizada?

Durante o teste, um eletrodo é colocado na orelha externa e outro eletrodo é colocado na pele próxima ao ouvido. Em seguida, é fornecido um estímulo sonoro, geralmente na forma de um tom puro ou um clique, e os eletrodos medem as respostas elétricas geradas pelas células ciliadas em resposta ao estímulo sonoro.

A ECochG pode ser usada para diagnosticar diferentes condições do ouvido interno, incluindo a doença de Menière, uma doença que causa episódios de vertigem, perda auditiva, distúrbio do processamento auditivo central e zumbido. Na doença de Menière, a ECochG pode mostrar uma resposta elétrica aumentada nas células ciliadas do ouvido interno.

Além da doença de Menière, a ECochG também pode ser usada para diagnosticar outras condições, como a perda auditiva sensorioneural e a síndrome de Lermoyez, uma condição que causa episódios de perda auditiva temporária.

A ECochG é um teste seguro e não invasivo, que geralmente é realizado em um consultório médico ou em uma clínica auditiva. O médico ou o profissional de saúde responsável pelo teste pode explicar o procedimento completo e o que esperar durante o teste.

Quais são as indicações da Eletrococleografia em Crianças?

A Eletrococleografia (ECochG) pode ser indicada em crianças para avaliar a função das células ciliadas no ouvido interno e ajudar no diagnóstico de diferentes condições que afetam a audição. Algumas das indicações da ECochG em crianças incluem:

  1. Avaliação da audição em recém-nascidos: A ECochG pode ser usada para avaliar a audição em recém-nascidos e identificar a presença de perda auditiva.
  2. Diagnóstico de doença de Menière em crianças: Embora seja rara em crianças, a doença de Menière pode afetar o equilíbrio e a audição. A ECochG pode ajudar a diagnosticar a doença de Menière em crianças e orientar o tratamento adequado.
  3. Identificação de perda auditiva sensorioneural: A perda auditiva sensorioneural é um tipo de perda auditiva que afeta as células ciliadas no ouvido interno. A ECochG pode ajudar a identificar a presença de perda auditiva sensorioneural em crianças.
  4. Avaliação da função coclear em crianças com implantes cocleares: A ECochG pode ser usada para avaliar a função coclear em crianças com implantes cocleares, que são dispositivos eletrônicos que ajudam a restaurar a audição em pessoas com perda auditiva.

É importante lembrar que a ECochG deve ser realizada por um profissional qualificado, como um otorrinolaringologista ou um audiologista, e que a indicação do teste deve ser avaliada caso a caso, levando em consideração os sintomas e a história clínica da criança.

Como é realizada a Eletrococleografia em Crianças?

A eletrococleografia em crianças é realizada de forma semelhante ao procedimento em adultos, mas com algumas considerações específicas para a faixa etária. O procedimento é geralmente realizado em um consultório do otorrinolaringologista ou em uma clínica auditiva e é indolor. A criança fica sentada ou deitada durante o procedimento e um eletrodo é colocado na orelha externa da criança. Em seguida, outro eletrodo é colocado na pele próxima ao ouvido.

Durante o teste, é fornecido um estímulo sonoro, geralmente na forma de um tom puro ou um clique, e os eletrodos medem as respostas elétricas geradas pelas células ciliadas no ouvido interno da criança em resposta ao estímulo sonoro. A ELETROCOCLEOGRAFIA EM CRIANÇAS geralmente dura cerca de 20 a 30 minutos e é um procedimento seguro e não invasivo. Não é necessário nenhum preparo especial antes do teste.

É importante que a criança esteja calma e tranquila durante o procedimento para que os resultados sejam precisos. Em alguns casos, pode ser necessário sedar a criança para garantir que ela fique quieta durante o teste.

Após o procedimento, o médico ou o profissional de saúde responsável pelo teste pode explicar os resultados e discutir as opções de tratamento, se necessário.

Como é a recuperação da Eletrococleografia em Crianças?

A Eletrococleografia (ECochG) é um procedimento indolor e não invasivo que geralmente não causa desconforto nas crianças. Após o teste, a criança pode voltar às suas atividades normais imediatamente.

Em alguns casos, pode haver um pequeno desconforto ou sensação de pressão no ouvido da criança durante o procedimento, mas isso geralmente é temporário e desaparece rapidamente.

Se a criança recebeu sedação durante o procedimento, pode levar algumas horas para que o efeito da sedação desapareça completamente. Nesse caso, é importante que a criança seja acompanhada por um adulto responsável após o procedimento e que sejam tomadas as precauções necessárias para garantir a segurança da criança.

Após o exame, o médico ou o profissional de saúde responsável pelo teste pode explicar os resultados e discutir as opções de tratamento, se necessário. Em alguns casos, pode ser necessário realizar outros exames ou procedimentos para ajudar a diagnosticar ou tratar a condição da criança. Em geral, a recuperação da Eletrococleografia em Crianças é simples e rápida, e a criança pode voltar às suas atividades normais sem restrições. Na Clínica ORL, seu filho realiza esse exame com profissionais capacitados e experientes. Entre em contato e agende a sua consulta!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.