HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a sexta: das 8h às 18h
Sábado, das 8h às 12h

Distúrbio do Processamento Auditivo Central

Como identificar o Distúrbio do Processamento Auditivo Central?

Você já ouviu falar sobre o Distúrbio do Processamento Auditivo Central (DPAC)? Esta é uma alteração na interpretação do som, um transtorno funcional da audição.

Apesar de não existir uma alteração anatômica no ouvido, ocorre uma dificuldade auditiva. Então os pacientes com esse problema não conseguem entender o que ouvem. 

Na verdade, o processamento auditivo central é a capacidade que o cérebro tem de processar e interpretar os sons que chegam pelos ouvidos. 

Isso pode ocorrer tanto em adultos quanto crianças, público no qual o problema é mais comum. Além disso, pode gerar diversos sintomas:

  • agitação;
  • desatenção;
  • distração;
  • dificuldade em se concentrar;
  • dificuldades na aprendizagem;
  • baixo rendimento escolar.

Aliás, esses sintomas comportamentais podem levar a um diagnóstico equivocado, tanto de perda auditiva quanto de TDAH, que é o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.  

Ainda não se sabe ao certo a causa desse problema, que pode envolver tanto genética quanto causas ambientais. O importante é saber que existe tratamento, cujo objetivo é melhorar a capacidade de comunicação do paciente. 

O PAC é um exame rápido e indolor, utilizado no diagnóstico do problema. 

Então, se você deseja ter mais informações sobre isso ou se deseja realizar uma avaliação diagnóstica, agende o seu horário e vamos ver o que está acontecendo e como podemos tratar a sua queixa.

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.