HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a sexta: das 8h às 18h
Sábado, das 8h às 12h

O que é a Cirurgia para Ronco?

A Cirurgia para Ronco é um procedimento médico utilizado no tratamento de distúrbios respiratórios durante o sono. Diferentes técnicas são empregadas para corrigir as causas anatômicas que levam ao ronco e à apneia do sono, de acordo com as demandas de cada paciente. 

No conteúdo de hoje você vai saber mais sobre esse procedimento e as suas indicações. Tenha uma boa leitura!

Quando a cirurgia para ronco é indicada?

A cirurgia para ronco, também conhecida como cirurgia do ronco ou cirurgia para apneia do sono, é um procedimento médico realizado com o objetivo de tratar e corrigir os distúrbios respiratórios que causam o ronco durante o sono. O ronco é um ruído produzido pela vibração das estruturas da garganta quando o fluxo de ar é obstruído parcialmente durante a respiração. 

Embora seja uma condição comum, o ronco pode ser problemático quando acompanhado de apneia do sono, que é caracterizada por interrupções temporárias na respiração durante o sono. A cirurgia é geralmente indicada quando outros tratamentos conservadores, como mudanças no estilo de vida, terapias posicionais e o uso de dispositivos orais, não foram eficazes no controle dos sintomas. 

Além disso, a cirurgia pode ser recomendada para casos mais graves em que a apneia do sono causa complicações significativas à saúde, como hipertensão arterial, problemas cardíacos ou risco aumentado de acidentes automobilísticos devido à sonolência diurna. Existem diferentes abordagens cirúrgicas para o tratamento do ronco e da apneia do sono, e a escolha do procedimento depende das características anatômicas e das necessidades individuais do paciente. 

Como funciona a cirurgia para ronco?

Existem diferentes técnicas disponíveis para a cirurgia para ronco, sendo que a escolha depende da avaliação individual de cada paciente. Confira algumas possibilidades:

  • Uvulopalatofaringoplastia: uma das cirurgias mais comuns é a uvulopalatofaringoplastia (UPPP). Nesse procedimento, o cirurgião remove partes do tecido da garganta, como a úvula e parte do palato mole, para aumentar o espaço das vias aéreas superiores. Essa remoção pode reduzir a vibração e melhorar o fluxo de ar durante a respiração durante o sono;
  • Cirurgia de avanço maxilomandibular: outra opção é a cirurgia de avanço maxilomandibular, que reposiciona a mandíbula e o maxilar para aumentar o espaço nas vias aéreas superiores. Essa técnica é mais comumente utilizada para tratar a apneia do sono, mas também pode ajudar a reduzir o ronco;
  • Cirurgias menos invasivas: além das abordagens anteriores, existem técnicas menos invasivas, como a cirurgia a laser para o ronco, que utiliza um laser para remover ou encolher o excesso de tecido da garganta.

É importante ressaltar que a cirurgia para ronco não é a primeira opção de tratamento e só deve ser considerada após tentativas com outras medidas conservadoras, como mudanças no estilo de vida e uso de dispositivos orais. Além disso, a decisão de realizar a operação deve ser tomada em conjunto com um médico especialista, que irá avaliar o caso individualmente e discutir os riscos e benefícios do procedimento.

A “CIRURGIA PARA RONCO” é uma opção de tratamento para casos em que outras medidas não foram eficazes. Sua realização deve levar em conta os riscos e benefícios individuais de cada paciente, visando a promoção da sua qualidade de vida, segurança e bem-estar.

Esperamos ter te ajudado a tirar suas dúvidas sobre esse procedimento. Para agendar uma consulta, não deixe de entrar em contato!

Leia também:

Rotina estressante? Veja alternativas para aliviar a pressão do dia a dia

Problemas na hora do sono? Saiba porque a acupuntura é uma alternativa

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.