Como é feito o procedimento de eletrococleografia?
Você já ouviu falar em eletrococleografia? É um exame de audiometria para avaliar a resposta elétrica dos neurônios presentes na região da cóclea e do nervo auditivo, responsáveis pela audição.
Trata-se de um método não invasivo que utiliza eletrodos de contato, e pode ser realizado em adultos e crianças. Os dados obtidos neste teste são úteis na avaliação de pacientes com tontura, zumbido e perda auditiva.
Se você está buscando informações sobre o exame, continue lendo o texto. Aqui, na Clínica OLR Otorrino, vamos explicar em detalhes como a eletrococleografia é feita, os preparos necessários e como o teste ajuda no diagnóstico de diferentes condições auditivas.
O que é eletrococleografia?
O exame eletrococleografia, conhecido também como ECoG, avalia a fisiologia coclear e o nervo coclear, que ficam na parte interna do ouvido. Costuma ser indicado para pacientes que apresentam perda de audição, plenitude auricular (sensação de orelha tapada), tontura e zumbido. Esses sintomas são, muitas vezes, indicativos de determinadas doenças no ouvido, como a doença de Ménière.
É um procedimento não invasivo, rápido e indolor, que utiliza um eletrodo de contato na membrana timpânica que capta a resposta do sistema auditivo. ⠀
A ECoG ajuda a identificar o local da lesão no sistema auditivo a fim de avaliar a origem da surdez ou do zumbido no ouvido, auxiliando assim no diagnóstico da doença e prescrição do tratamento mais adequado para o paciente.
Normalmente, o médico solicita o exame para pacientes com suspeita de aumento da pressão dos líquidos da orelha interna. Outras indicações possíveis são:
- Identificação do local da lesão do sistema auditivo;
- Diagnóstico da Doença de Ménière;
- Investigação de neuropatias e dissincronias auditivas.
Quem pode realizar o exame?
Para realizar a eletrococleografia, o paciente precisa apresentar exame de audiometria realizado recentemente. O indivíduo não pode estar com dor ou secreção no canal auditivo no dia do exame e também não pode estar com excesso de cera. Isso prejudica o resultado do exame auditivo.
Pessoas com tontura, vertigem e falta de equilíbrio são as mais indicadas para fazer a ECoG. Crianças a partir dos 8 anos podem passar pelo teste, mas assim como menores de 18 anos, precisam estar acompanhadas de um adulto responsável.
É importante que o paciente saiba que somente um otorrinolaringologista está apto a solicitar uma eletrococleografia. O ideal é buscar atendimento médico em uma clínica que tenha infraestrutura para realizar o exame.
Como é feita a eletrococleografia?
Para a realização da eletrococleografia, os ouvidos do paciente precisam estar livres de cera. O paciente deve ficar deitado em uma maca e eletrodos são posicionados na parte da frente de seu rosto e na região da testa. Em seguida, o médico insere cuidadosamente pequenas sondas finas e flexíveis em seu ouvido, que ficam conectadas a uma máquina que emite estímulos elétricos.
Conforme os nervos respondem a esses estímulos, as atividades são captadas pelos eletrodos posicionados no rosto do paciente.
A eletrococleografia dura de 30 a 40 minutos para ser completada e o paciente deve evitar a entrada de água no ouvido por algumas horas após o exame.
Para que serve a eletrococleografia?
Com a eletrococleografia, o médico consegue entender melhor como está o funcionamento do ouvido interno do paciente. Assim, o especialista consegue fazer o diagnóstico ou observar o avanço de enfermidades como a Doença de Meniére, neuropatias, lesões nos canais auditivos, dissincronias ou perdas auditivas.
Preparo
- Evite expor-se a sons fortes e usar fones de ouvido (com música) pelo menos 14 horas antes do exame. Caso você trabalhe em ambiente ruidoso, procure realizar o exame depois de dormir bem ou logo após uma pausa de descanso no final de semana.
- Não realize atividades físicas pelo menos seis horas antes da eletrococleografia, pois a tensão muscular poderá prejudicar os registros.
- Não utilize base, filtro solar ou hidratante no rosto no dia da ECoG.
- Lave o rosto com água e sabão antes de sair de casa. Caso esteja em uso de cosméticos clareadores da pele ou ácidos, informe ao profissional que vai executar o exame e traga na bolsa o seu protetor solar para aplicar após o procedimento.
- Traga no dia do exame a sua audiometria mais recente. Ela é imprescindível para a programação do teste e interpretação dos resultados do exame.
Na Clínica OLR Otorrino, estamos sempre prontos para cuidar da sua saúde auditiva com excelência e qualidade. Agende agora sua consulta. Leia também:
Como diferenciar tontura de labirintite?