HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a sexta: das 8h às 18h
Sábado, das 8h às 12h

Como diferenciar tontura de labirintite?

Quem tem tontura com frequência deve procurar um médico para esclarecer a causa. Isso porque as tonturas podem ser consequência de várias doenças e precisam ser investigadas para que o tratamento seja efetivo.

O equilíbrio é regulado pelo labirinto (dentro do ouvido) e manda o estímulo para o cérebro. Por isso, enfermidades que levam aos distúrbios do labirinto ou do cérebro podem provocar tonturas.

Labirintite, enxaqueca, doenças cerebrais e metabólicas (como o diabetes), distúrbios da tireoide, colesterol alto e pressão alta são as causas mais comuns das tonturas. 

Já a labirintite é o nome popular que se dá a todos os transtornos do labirinto. Problemas nessa região podem afetar a capacidade de ouvir, gerar tontura e quedas. 

Entre as causas da labirintite estão inflamações do ouvido, infecções virais, tumores, estresse e doenças circulatórias. Diabetes e hipertensão, por afetarem vasos sanguíneos e mais estruturas da região, às vezes disparam o quadro de labirintite, provocando sensação de ouvido tampado, zumbido e perda auditiva. 

Antes de confirmar o diagnóstico, o especialista faz o exame clínico e realiza análises do ouvido. O estado da audição é testado e são feitos testes específicos de equilíbrio.  

O plano terapêutico se baseia nas mudanças de estilo de vida, exercícios de reabilitação vestibular, uso de medicamentos e até cirurgia.

Para um diagnóstico preciso, entre em contato com a Clínica ORL Otorrino!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.