HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a sexta: das 8h às 18h
Sábado, das 8h às 12h

Sinusite: quando a cirurgia é indicada?

A Sinusite pode ter várias causas e várias intensidades, demandando tratamentos distintos de acordo com cada caso. Se você sofre com essa condição, pode estar se perguntando quando a realização de uma cirurgia é necessária.

No conteúdo de hoje vamos explicar quando a operação para a sinusite é recomendada. Continue a leitura e saiba mais!

O que é a sinusite?

A “SINUSITE” é uma inflamação dos seios nasais, provocada pelo acúmulo de secreção no local. Ela pode se manifestar de forma aguda ou se tornar uma doença crônica — quando seu quadro dura por mais de três meses seguidos.

A recorrência das crises, a intensidade dos sintomas e as causas da condição são fatores determinantes para definir seu tratamento. A seguir, explicaremos as situações em que a cirurgia costuma ser indicada.

Quando a cirurgia de sinusite é necessária?

A cirurgia de sinusite — também conhecida como Sinusectomia — é indicada para os casos de doença crônica, em que o uso de medicações não se mostra suficiente para restaurar a qualidade de vida e o bem-estar do paciente. As crises se manifestam de forma constante ou muito intensa, prejudicando o dia a dia e trazendo uma série de efeitos colaterais.

A operação também é indicada quando a causa da sinusite é uma questão anatômica, ou quando existem pólipos obstruindo os canais nasais. É importante destacar, porém, que a cirurgia não cura a sinusite, sendo apenas uma técnica auxiliar para o seu tratamento.

Ao reduzir a obstrução, a operação permite que os remédios cheguem com mais facilidade às estruturas necessárias. Dessa maneira, o paciente continua precisando de seus medicamentos e de acompanhamento médico regular.  

Como é feita a cirurgia de sinusite?

A forma mais comum de realizar a Sinusectomia é a partir da videoendoscopia, na qual é introduzida uma cânula fina — acoplada a uma microcâmera — pelo nariz do paciente. O indivíduo fica sob o efeito de anestesia geral e o médico visualiza a região interna dos seios nasais a partir de um monitor, sendo capaz de guiar a cânula até a região necessária.

Ele realiza, então, a desobstrução ou a ampliação dos canais nasais. É feita a drenagem da secreção ou a correção da estrutura anatômica, por exemplo, permitindo a ventilação dos seios nasais e melhorando o fluxo na região.

Quais são as vantagens da cirurgia de sinusite?

A cirurgia de sinusite é realizada por meio de técnicas minimamente invasivas, possibilitando uma recuperação mais rápida e mais confortável para o paciente. O tempo de internação costuma ser de apenas um dia e o procedimento não deixa cicatrizes, o que traz mais tranquilidade para muitas pessoas.

Durante o pós-operatório, é importante ter alguns cuidados, como fazer a lavagem nasal, se alimentar de forma adequada e utilizar os medicamentos prescritos pelo otorrinolaringologista. Podem ser sentidos desconfortos nos primeiros dias depois da operação, mas a melhora é percebida rapidamente e o paciente sente os efeitos de forma significativa na sua rotina.

Agora você sabe como funciona a cirurgia de sinusite, compreendendo também quando ela é indicada. Para garantir os melhores resultados, não deixe de contar com um médico experiente e uma clínica bem equipada!

Esperamos que tenha gostado do conteúdo de hoje. Se você sofre com sinusite e quer fazer uma avaliação, não deixe de entrar em contato!

Leia também:

O que provoca sinusite?

O exame nasofibroscopia pode prejudicar a garganta?

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.