HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a sexta: das 8h às 18h
Sábado, das 8h às 12h

O que é Nasofibroscopia?

Você já ouviu falar na Nasofibroscopia? Talvez você esteja prestes a realizar esse exame e queira tirar suas dúvidas, ou talvez você já tenha escutado esse nome, mas não sabe ak que ele se refere.

Seja qual for a situação, com o conteúdo de hoje tudo ficará mais esclarecido. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

O que é a Nasofibroscopia?

A “NASOFIBROSCOPIA” ou Nasofibrolaringoscopia é um exame endoscópico feito para visualizar as estruturas da cavidade nasal, da laringe, da faringe e das cordas vocais, permitindo diagnosticar problemas de uma forma minimamente invasiva nessas regiões. É utilizado um aparelho chamado de nasofibroscópio, que consiste em uma cânula com uma microcâmera em uma de suas extremidades.

Esse instrumento fica conectado a um monitor, permitindo a visualização clara e detalhada da mucosa nasal e das demais estruturas citadas. Trata-se de uma técnica segura, eficiente e praticamente indolor, que é recomendada em várias situações.

Quando a Nasofibroscopia é indicada?

A nasofibroscopia pode ser realizada pelo otorrinolaringologista para confirmar o diagnóstico de diferentes problemas, como:

  • o desvio do septo nasal;
  • a rinite e a sinusite;
  • os problemas de adenoide;
  • as causas de alterações no olfato e no paladar;
  • as causas da rouquidão e da tosse excessiva;
  • a existência de tumores ou pólipos na parte interna do nariz ou na garganta;
  • as causas do ronco e da apneia do sono;
  • a existência de lesões, inflamações ou infecções nas estruturas;
  • a existência de calos nas cordas vocais;
  • a origem de sangramentos;
  • a causa de cefaleia (dor de cabeça) frequente;
  • os sinais de refluxo gástrico.

Como é feita a Nasofibroscopia?

Para a realização da Nasofibroscopia, é recomendável que o paciente fique em jejum por cerca de 2 horas, para evitar enjoos e desconfortos durante o exame. Pode ser aplicado um anestésico local para aliviar possíveis incômodos, mas a técnica é bem tranquila e não causa dores intensas.

O indivíduo fica sentado e o nasofibroscópio é inserido em suas narinas, sendo guiado pelo otorrino pelas estruturas a se avaliar. O monitor permite ver imagens nítidas e detalhadas da região, possibilitando também a gravação do procedimento para que seja reassistido mais tarde.

Caso seja necessário, o médico faz uma biópsia da região lesionada. É coletada uma pequena amostra de tecido do local, para ser avaliada posteriormente em laboratório. Assim, é possível diagnosticar, de forma clara e assertiva, as mais diversas complicações.

Como você pode perceber, a nasofibrolaringoscopia traz uma série de vantagens para o paciente, possibilitando o cuidado de suas condições de forma segura e confortável. O mais importante é contar com um bom otorrinolaringologista, que fará o diagnóstico com bons conhecimentos e te orientará quanto ao melhor tratamento. 

Conte com uma clínica especializada e que tenha profissionais experientes para fazer seu exame! Assim, você otimiza os resultados da Nasofibroscopia.

Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre essa técnica diagnóstica! Se ficou com alguma dúvida ou quer marcar uma consulta com um dos nossos profissionais, não deixe de entrar em contato. Estamos à sua disposição!

Leia também:

O que provoca sinusite?

O que faz um otorrinolaringologista?

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.