HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a sexta: das 8h às 18h
Sábado, das 8h às 12h

Como tratar sinusite e rinite na gravidez?

Quem sofre de rinite e de sinusite sabe o tormento que é quando esses problemas atacam. O nariz entope de um jeito, que parece que sua respiração não vai voltar ao normal. Isso sem falar nos espirros, coriza e coceira na garganta, no caso da rinite, e na dor na testa e nos seios da face, no caso da sinusite.

Em situações comuns, é possível contar com a ajuda de alguns medicamentos de alívio rápido (sempre com prescrição médica). Mas se você está grávida, apelar para os fármacos pode não ser uma opção segura.

A sinusite é a inflamação da mucosa do nariz e dos seios paranasais. O problema pode ser causado por vírus, bactérias ou alérgenos. A gestação pode ser considerada uma condição de imunossupressão, que favorece essas infecções.

É fundamental evitar a automedicação. Se for necessário tratamento com medicamentos, é primordial conversar com um especialista, para evitar riscos ao bebê. 

A rinite também é um processo inflamatório, que se concentra na mucosa do nariz. Causa irritação no nariz, espirros constantes e obstrução nasal, associada a uma piora na qualidade do sono da gestante, além de ronco e apneia. 

Em todo o caso, é melhor tentar primeiro as medidas não medicamentosas para a rinite, como a lavagem nasal. Para um tratamento adequado, para a mãe e o bebê, procure um especialista.  

A Clínica ORL Otorrino é referência nas áreas de otorrinolaringologia e fonoaudiologia, com foco na qualidade de vida do paciente.

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.