HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a sexta: das 8h às 18h
Sábado, das 8h às 12h

Como é feito o exame de nasofibroscopia?

O exame de nasofibroscopia é uma técnica muito efetiva para o diagnóstico de problemas nasais. Ele pode ser realizado em crianças e em adultos, sendo um procedimento simples e assertivo.

Se você precisa passar por essa avaliação e está com dúvidas, continue a leitura e elimine as suas inseguranças. Vamos explicar do que se trata essa intervenção, quando ela é necessária e como é realizada. Vamos lá? 

como-e-feito-o-exame-nasofibroscopia

O que é o exame de nasofibroscopia?

A nasofibroscopia é o exame endoscópico do nariz, da faringe, da laringe e das cordas vocais. Ele permite visualizar alterações nessas estruturas, identificando demandas e possibilitando diagnósticos.

A técnica permite uma avaliação detalhada da mucosa nasal, sem causar grandes perturbações para o paciente. É um procedimento minimamente invasivo, feito no próprio consultório e sem efeitos colaterais significativos. 

Quando o exame de nasofibroscopia é indicado?

O exame de nasofibroscopia pode ser recomendado em várias situações, quando o médico precisa enxergar melhor a parte interna das estruturas nasais ou vocais do paciente. Ele pode ser solicitado, por exemplo, para os casos de:

  • problemas na adenoide;
  • investigação da rinite ou da sinusite;
  • desvio do septo nasal;
  • avaliação do ronco, da rouquidão ou da apneia do sono;
  • dificuldades de deglutição;
  • alterações no olfato ou no paladar;
  • investigação da tosse crônica;
  • investigação de pólipos, nódulos e tumores.

O exame permite identificar a causa da questão, confirmando ou descartando as suspeitas do especialista. Pode ser coletada, inclusive, uma pequena amostra de material da região, para a realização de uma biópsia. 

Como é feito o exame de nasofibroscopia?

O exame de nasofibroscopia é realizado no próprio consultório médico, com um aparelho chamado nasofibroscópio. Essa ferramenta consiste em uma cânula com fibra óptica, que traz uma microcâmera acoplada em uma de suas extremidades.

A cânula é introduzida pela narina do paciente, sendo controlada pelo otorrinolaringologista. Ela é conduzida por entre as estruturas nasais, oferecendo imagens em tempo real a partir de um monitor.

Dessa maneira, o médico visualiza todos os detalhes necessários. Essas imagens ainda podem ser gravadas para uma avaliação posterior.

Antes de iniciar a nasofibroscopia, são utilizadas substâncias lubrificantes para reduzir o desconforto no nariz. Em casos em que o paciente fica muito agitado, nervoso ou incomodado, pode ser utilizado um calmante ou aplicada uma anestesia local.

O exame, de um modo geral, é pouco desconfortável e leva cerca de 15 minutos. É recomendável fazer um jejum de duas horas de antecedência, para facilitar a visualização das estruturas vocais.

O exame de nasofibroscopia é uma técnica prática, segura e eficiente para o diagnóstico de uma série de problemas, sendo um grande diferencial de um otorrinolaringologista. Você pode ficar tranquilo quanto à sua realização, sendo o principal cuidado escolher um bom profissional.

Com um médico de confiança e os preparos adequados, você terá o máximo de conforto e bem-estar possível. Na Clínica ORL oferecemos as melhores condições para fazer o exame de nasofibroscopia, então entre em contato conosco e agende o seu horário!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.