HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a sexta: das 8h às 18h
Sábado, das 8h às 12h

Como aliviar tosse persistente?

Tossir é um mecanismo reflexo de defesa do corpo cujo objetivo é expulsar qualquer elemento que esteja causando irritação ou tentando penetrar no interior das vias respiratórias. Quando a tosse dura dias ou semanas, ela pode ser sinal de uma doença mais grave e precisa ser identificada. Nem sempre a origem da tosse é diagnosticada facilmente, já que pode ser desencadeada por vários fatores.

tosse persistente

Entre as causas da tosse persistente, que dura mais de 14 dias, estão asma brônquica, rinite e sinusite alérgica e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), provocada pelo hábito de fumar.  

Há casos de tosse seca e a produtiva — quando existe a presença de muco. Existem os quadros mais graves como a tosse paroxística (súbita e incontrolável), com sangue (pode ocorrer em função de sangramentos em regiões que não sejam os pulmões ou as vias respiratórias) e carregada (com grande presença de catarro).

Uma série de exames podem ser realizados para descobrir a origem da tosse persistente, como raios-X de tórax e dos seios da face, dosagem de anticorpos alérgicos no sangue (IgE total e RAST) e espirometria. Ou ainda tomografia de tórax, broncoscopia e endoscopia digestiva. 

Não existe tratamento específico para a tosse e sim para a doença que está causando o problema. Por isso é importante realizar uma consulta médica e investigar a origem da tosse persistente para curar ou controlar essa condição.    

Agende uma consulta na Clínica ORL Otorrino!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.