HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a sexta: das 8h às 18h
Sábado, das 8h às 12h

Cirurgia do Ronco e Apneia do Sono: qual a relação e como tratar

A apneia do sono é uma condição médica em que a pessoa pára de respirar repetidamente durante o sono. É um distúrbio do sono comum e pode ser uma condição séria se não tratada. A Cirurgia do Ronco e Apneia do Sono se relacionam, já que a operação é uma proposta terapêutica aplicável em muitos casos de apneia. Saiba mais!

Cirurgia do Ronco e Apneia do Sono: qual a relação e como tratar

Quais são os tipos de apneia do sono?

Existem três tipos principais de apneia do sono:

  1. Apneia Obstrutiva do Sono (AOS): É o tipo mais comum de apneia do sono e ocorre quando a via aérea superior fica bloqueada parcial ou completamente durante o sono, impedindo a respiração.
  2. Apneia Central do Sono (ACS): É menos comum e ocorre quando o cérebro não envia os sinais corretos para os músculos responsáveis pela respiração.
  3. Apneia do Sono Complexa: É uma combinação dos dois tipos acima.

Os sintomas da apneia do sono incluem ronco alto, interrupções respiratórias durante o sono, sono agitado, fadiga, sonolência diurna, dores de cabeça, irritabilidade e dificuldade de concentração.

A apneia do sono é diagnosticada por meio de um exame de sono, em que a pessoa dorme em um centro especializado em sono e seus sinais vitais, como respiração, frequência cardíaca e nível de oxigênio no sangue, são monitorados.

O tratamento da apneia do sono pode incluir mudanças no estilo de vida, como perda de peso, interrupção do tabagismo e redução do consumo de álcool. Também pode ser necessário o uso de um aparelho respiratório, como um CPAP (pressão positiva contínua nas vias aéreas), ou até mesmo a cirurgia para corrigir a obstrução das vias respiratórias.

O que é a cirurgia do ronco?

A cirurgia do ronco é um procedimento que busca corrigir as causas físicas do ronco crônico, que é um dos sintomas da apneia do sono. O objetivo da cirurgia é melhorar a qualidade do sono, reduzir os riscos de problemas de saúde associados à apneia do sono e melhorar a qualidade de vida do paciente.

Existem diferentes tipos de cirurgia do ronco, e o procedimento escolhido dependerá das causas subjacentes do sintoma. Alguns exemplos de cirurgias do ronco incluem:

  • Uvulopalatofaringoplastia (UPFP): Este é o procedimento mais comum para o tratamento do ronco e envolve a remoção de tecido mole na garganta, incluindo a úvula, amígdalas e parte do palato mole.
  • Septoplastia: Esta é uma cirurgia que corrige o desvio do septo nasal, que pode causar obstrução nasal e contribuir para o ronco.
  • Turbinectomia: Esta cirurgia envolve a remoção de tecido das conchas nasais inferiores para melhorar a respiração nasal.
  • Genioglossoplastia: Este é um procedimento mais invasivo que envolve o reposicionamento do osso da mandíbula para abrir as vias respiratórias superiores.

A cirurgia do ronco é geralmente considerada um último recurso quando outros tratamentos, como mudanças no estilo de vida e terapia do CPAP, falharam em aliviar os sintomas da apneia do sono e do ronco. É importante discutir todas as opções de tratamento com um médico otorrinolaringologista para determinar se a cirurgia do ronco é a melhor opção para cada caso individual.

Qual a relação entre a Cirurgia do Ronco e a Apneia do Sono?

A cirurgia do ronco e a apneia do sono estão relacionadas porque o ronco pode ser um sintoma da apneia do sono. A apneia do sono é uma condição em que a respiração é interrompida repetidamente durante o sono, o que pode levar a problemas de saúde graves, incluindo fadiga diurna, pressão alta, doenças cardiovasculares e outros problemas de saúde.

O ronco é um som produzido durante o sono quando o ar passa pelas vias aéreas parcialmente obstruídas. Embora nem todas as pessoas que roncam tenham apneia do sono, muitas pessoas com apneia do sono também roncam.
A CIRURGIA DO RONCO E APNEIA DO SONO se relacionam pois a operação é uma via terapêutica positiva para tratar o problema. A cirurgia pode envolver a remoção do excesso de tecido mole na garganta ou outras intervenções para ajudar a abrir as vias aéreas durante o sono. É importante que a apneia do sono seja diagnosticada e tratada adequadamente pelo médico otorrinolaringologista, uma vez que pode ter efeitos graves na saúde e no bem-estar a longo prazo. Na Clínica ORL, você encontra profissionais experientes que podem te ajudar no diagnóstico e tratamento da doença. Entre em contato e agende a sua consulta!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.