HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a sexta: das 8h às 18h
Sábado, das 8h às 12h

Às vezes você lembra do que sonha e outras não? Seu sono REM explica

Só é possível se lembrar de um sonho se você despertar minutos depois que ele acabou. O ser humano sonha todas as noites e várias vezes, mas só consegue se lembrar se acordar durante o sono REM, ou melhor, a fase do sono em que a maioria dos sonhos ocorre.

O sono é composto por quatro principais ciclos por noite: a fase de sonolência, o sono leve, o profundo e o REM. O cérebro vai se revezando entre elas durante a noite. Neste último estágio, há uma movimentação rápida dos olhos (daí a origem da sigla: rapid eye movement, em inglês), o cérebro fica mais ativo e o indivíduo muito relaxado.

É nesse momento que as áreas cerebrais organizam a memória, tornando-a duradoura e aumentando a quantidade de experiências que você armazena. E é justamente quando os sonhos ocorrem, momento em que experiências vividas naquele dia ou guardadas na memória se unem em uma história que nem sempre tem sentido.

As pessoas que se lembram com mais frequência de seus sonhos, portanto, costumam ter o sono mais leve, já que acordam mais vezes durante a noite, interrompendo o REM. Já as pessoas que dormem o suficiente e descansam bem durante a noite, geralmente não se lembram de nada.

Fonte: Uol – Viva Bem

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.