HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a sexta: das 8h às 18h
Sábado, das 8h às 12h

Acorda com tudo ou tem sono de pedra? São sinais de que você não dorme bem

Enquanto uns dormem pesado a noite toda, outras pessoas costumam despertar com qualquer barulho. Mas o que diferencia os segundos dos “bons de cama”? Especialistas indicam que hábitos, genética e algumas doenças, como depressão e ansiedade, são questões decisivas para ter ou não uma restauradora noite de sono.

“Uma pessoa que não consegue aprofundar muito o sono ou desperta várias vezes durante a noite pode ter alguma predisposição genética, problemas emocionais, psicológicos ou hábitos inadequados”, afirma Rosana Cardoso Alves, neurologista e especialista em medicina do sono.

A médica explica que, de modo geral, um adulto deve dormir entre 7 e 9 horas por noite, com ciclos de sono compostos por quatro fases: 1, 2, 3 e REM (sigla em inglês para movimento rápido dos olhos). Nas três primeiras, o corpo sai do estado de vigília e entra aos poucos em um processo de desaceleração do metabolismo (temperatura e batimentos cardíacos caem e a respiração fica mais leve), mas é no REM que entramos no sono profundo.

É nesta etapa, que dura entre 20% e 25% da noite, em que acontecem sonhos, picos de pressão e de batimentos cardíacos e descargas de adrenalina.

Sono leve?

O sono que chamamos de leve, portanto, é o que a medicina entende como a primeira fase, onde há mais chances de despertar e que deve durar apenas 10% da noite. De acordo com a médica Lia Bittencourt, especialista da Associação Brasileira do Sono, ficar muito tempo na etapa de sono leve pode ser sinal de ansiedade ou depressão.

“O depressivo acorda no meio da noite e fica com pensamentos ruins ou acorda cedo demais”, diz.

Os ansiosos, por sua vez, aproveitam o silêncio das primeiras horas de vigília para pensar nos problemas, planos ou compromissos do dia seguinte.

Nesses casos, diz Bittencourt, é importante não usar remédios para dormir, mas procurar um especialista para, primeiro, tratá-las com psicoterapia e, se necessário, medicamentos para esta finalidade. “Se não tratarmos a doença, vira um ciclo vicioso, porque quanto menos você dorme, pior fica a ansiedade e a depressão”, diz.

Mudanças de hábito, como levantar e anotar as ideias para não ficar pensando nelas durante a noite ou fazer exercícios de relaxamento, também são válidas.

Dormir rápido também é mau sinal

Nem sempre “dormir como uma pedra” é sinal de que está tudo bem. Ficar pouco tempo na fase 1 do sono, por exemplo, pode indicar que ele não tem sido de qualidade.

Fonte: UOL Notícias

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.