Perda auditiva: saiba quando o aparelho auditivo é indicado
Você está com dificuldades para ouvir? Precisa aumentar o volume do som para conseguir ouvir melhor?
Se você tem notado que situações como essa se tornaram frequentes no seu dia a dia, atenção, você pode estar com perda auditiva.
A perda auditiva pode ter diversos fatores como causa, entre eles:
- Idade;
- Exposição a um ruído muito alto;
- Infecções;
- Perfuração do tímpano;
- Doenças;
- Acúmulo de cera.
Apesar de existir tratamentos para a perda de audição, como: medicamentos e cirurgias, em alguns casos, se o paciente apresentar perda progressiva de audição, o uso de aparelhos auditivos é o mais indicado.
Os aparelhos auditivos são indicados para as pessoas que apresentam perda de audição já que ampliam o volume dos sons, melhorando a audição dos pacientes.
A indicação para o uso de aparelho auditivo é feita por um otorrinolaringologista, profissional que vai analisar o grau de surdez do paciente e qual tipo de aparelho ele deve usar.
Existem modelos de aparelhos auditivos que são externos e os montados internos:
- Externos: chamado de aparelho auditivo retroauricular, esse modelo de aparelho auditivo é posicionado atrás da orelha do paciente. É composto por uma caixa de plástico conectada a um fone, posicionado no canal auditivo.
- Internos: o aparelho intracanal é indicado para pacientes que possuem perda auditiva leve a moderada. Ele é posicionado dentro do canal auditivo e são customizados de acordo com cada paciente.