Sinusite Crônica: quais os cuidados que preciso ter?
A Sinusite Crônica pode ter várias causas, sintomas e intensidades. É importante saber mais sobre essa doença para prevenir suas crises e buscar o tratamento adequado.
No conteúdo de hoje vamos te mostrar os principais cuidados que quem sofre com essa condição deve adotar. Tenha uma boa leitura!
O que é a sinusite crônica?
A sinusite é uma doença inflamatória da mucosa dos seios da face, cujos sintomas incluem:
- a obstrução nasal;
- secreção amarelada ou esverdeada;
- coriza;
- dor na face;
- dor de cabeça;
- dificuldade para respirar;
- tosse que piora de manhã ou à noite.
Efeitos menos comuns incluem a perda do olfato, a febre e a sensação de ouvido tampado. Quando dois ou mais sintomas permanecem por mais de 12 semanas, a doença passa a ser considerada crônica.
As causas da sinusite podem ser bem variadas. Ela é provocada, por exemplo, por vírus e bactérias, pelo uso excessivo de antibióticos ou por questões anatômicas do indivíduo que dificultam a drenagem da secreção — como o desvio de septo.
A “SINUSITE CRÔNICA” pode ser causada, inclusive, pelo tratamento inadequado da sinusite aguda. Quando essa doença não recebe o tratamento adequado, ela pode contribuir para o surgimento de quadros como as crises de asma e pneumonias.
Como é o tratamento da sinusite crônica?
O tratamento deve ser determinado de acordo com a causa da doença, seus sintomas e outras características da saúde dos indivíduos. De um modo geral, as principais medidas incluem:
- o uso de anti-inflamatórios, antibióticos, antialérgicos e corticosteroides;
- a realização de cirurgia para a drenagem do muco acumulado ou para a correção de questões anatômicas que favorecem a doença — podem ser removidos fragmentos de tecidos e ossos, por exemplo, para facilitar o fluxo da secreção;
- a lavagem diária do nariz com soro fisiológico;
- o uso temporário de descongestionantes.
Como evitar as crises de sinusite crônica?
Quem sofre com um quadro de sinusite crônica deve tomar alguns cuidados no dia a dia para evitar crises da doença. É importante manter o acompanhamento médico, para acompanhar o desenvolvimento das suas condições e definir as melhores medidas para sua qualidade de vida.
Para além disso, a lavagem nasal deve ser feita todos os dias, as pessoas devem se manter hidratadas e os ambientes devem ficar arejados e umidificados. Contar com um umidificador de ar pode fazer toda a diferença para o seu bem-estar.
Assim, você previne o contágio com microorganismos e o desencadeamento de crises alérgicas, por exemplo. Com essas medidas, a sinusite crônica não será curada, mas suas crises serão menos frequentes e terão menor intensidade.
A sinusite crônica pode trazer grande desconforto para a rotina do indivíduo, mas pode ser controlada com alguns cuidados simples e com um bom acompanhamento profissional. Se você se identificou com algum dos sintomas citados, procure um otorrinolaringologista e comece a se cuidar!
Esperamos que tenha gostado do conteúdo de hoje. Agende uma consulta com um de nossos profissionais e venha tirar suas dúvidas sobre a sinusite crônica!
Leia também: