Terapia do DPAC
Como é feita a terapia para melhora do DPAC?
Após o diagnóstico do Distúrbio do Processamento Auditivo Central (DPAC), indicamos a terapia para reabilitação do Processamento Auditivo.
Esse problema pode afetar indivíduos de todas as idades, especialmente crianças, impactando em seu desempenho escolar e na alfabetização.
Os sintomas mais comuns do DPAC são:
● dificuldade para compreender a fala de outras pessoas;
● incapacidade na distinção de sons semelhantes;
● dificuldade de concentração e atenção;
● facilidade para se distrair;
● demora para responder durante conversas;
● baixo desempenho na fala, linguagem e em atividades musicais.
Como é feita a terapia?
São feitas sessões semanais presenciais e também indicamos exercícios diários para serem realizados em casa, os quais são, em sua maioria, jogos on-line. Isso torna a terapia lúdica e prazerosa, especialmente para as crianças.
Os ciclos são trimestrais e são feitas reavaliações nesse período para detecção dos ganhos adquiridos e da evolução do paciente.
O tratamento promove mudanças no sistema nervoso central, devido à plasticidade neuronal, que é a capacidade que os neurônios têm de criar novas conexões entre si.
Quando abordados de forma precoce, é possível recuperar o atraso e recuperar todo o potencial auditivo do paciente.
É importante lembrar que o DPAC é, muitas vezes, confundido com TDAH. Por isso, o diagnóstico correto das queixas e dificuldades apresentadas pelo paciente é o melhor caminho para o tratamento e a melhora de sua qualidade de vida.
Nós estamos aqui para ajudar nesse diagnóstico e, claro, com a terapia do DPAC. Agende seu horário!